Tipos de Impermeabilização na construção civil rígida e flexível
janeiro 6, 2021 - ImpermeabilizaçãoA impermeabilização é uma das técnicas essenciais aplicadas principalmente nas edificações.
A impermeabilização serve para proteger as estruturas e superfícies de concreto das infiltrações da água do banho, de lavagem ou da chuva.
A impermeabilização contribui para a maior durabilidade dos imóveis, pois protege também do mofo, dos fungos e da umidade, e ainda colabora trazendo qualidade de vida para o usuário ou proprietário do empreendimento.
A impermeabilização evita a ação das infiltrações, que além de danificarem a aparência das estruturas, agem atingindo os revestimentos, a alvenaria e a ‘ferragem’(armadura da construção).
De acordo com pesquisas dos problemas encontrados em edificações, 85% estão ligados a vazamentos e infiltrações.
Além disso, a impermeabilização não é uma vantagem para alguns imóveis, mas sim uma necessidade para todas as construções, pois ela age preservando a edificação, mantém a salubridade dos ambientes e a sua conservação.
É por isso que a edificação deve ser impermeabilizada desde o alicerce. A começar pela parede de contenção no subsolo, a laje de piso e baldrames que já precisam ser impermeabilizados.
A impermeabilização pode ser feita de várias formas, utilizando-se de mantas, emulsão asfáltica, soluções e aditivos.
Impermeabilização: rígida ou flexível
A impermeabilização se divide em dois tipos, que se diferem pela sua utilização.
A primeira delas é a impermeabilização rígida, utilizada nas superfícies que não sofrem com os danos causados pela variação de temperatura.
Isso porque esse tipo de impermeabilizante não acompanha a estrutura, por isso não deve ser utilizado nas superfícies suscetíveis a trincas e fissuras.
Essa impermeabilização é feita a base de cimento, para formar uma proteção mais eficaz.
Sua utilização se restringe apenas a locais com estabilidade, como poço de elevador, baldrame de fundação, piso externo, reservatórios semienterrados e piscinas enterradas.
A forma de impermeabilizar flexível pode ser utilizada nas edificações expostas às mudanças climáticas, como a radiação solar direta ou a chuva, que podem resultar em umidade, trincas e infiltrações.
A forma de impermeabilizar flexível pode impermeabilizar áreas como varandas, coberturas, terraços, lajes pré-moldada maciça ou mista, piscinas suspensas, calhas grandes e piso frio.
Onde aplicar tais impermeabilizantes
Tais impermeabilizantes devem ser aplicados em todas as estruturas que ficam expostas à água, seja em vapor ou líquida, em períodos constantes ou temporários.
Sendo que devem ser impermeabilizados sacadas, terraços e lajes que se expõem a água da chuva, área de serviço, jardineiras, piscinas, banheiros, poço de elevador, caixa d’água, saunas, pisos e paredes que possuem contato direto com o solo.
A impermeabilização adequada é capaz de acabar com aquela umidade constante no banheiro trazendo maior limpeza para o ambiente.
O impermeabilizante também combate a umidade das paredes que trazem bolor para os cômodos da casa, e até mesmo para dentro dos armários, danificando roupas e sapatos.
É por isso que impermeabilizar é tão importante quando o resto do acabamento, pois ela também conserva a pintura e o revestimento utilizado nas paredes, piso e teto das edificações.
E tão importante quanto a técnica, é escolher os produtos adequados e de qualidade, por isso procure ajuda de um profissional na hora de impermeabilizar seu imóvel.
Vídeo | O que é impermeabilização
https://youtu.be/fK5MJQutXME
A impermeabilização rígida e a flexível são indispensáveis nas construções atualmente.
A técnica serve para impedir que a água vinda das chuvas, da lavagem ou mesmo do banho possa causar infiltrações e umidade nos ambientes, evitando assim a proliferação de fungos e do mofo.
A impermeabilização se tornou tão importante pois, de acordo com as estatísticas, cerca de oitenta e cinco por cento dos problemas detectados nas construções, são provenientes das infiltrações e vazamentos.
A impermeabilização pode ser utilizada no momento da construção das edificações ou pode ser aplicada depois quando a construção apresentar falhas e material poroso.
Esse é um processo geralmente deixado de lado durante a obra, mas que é tão importante quanto os outros procedimentos.
No entanto, é preciso ressaltar que existem vários tipos de impermeabilizações e que se utilizam de diferentes produtos para impermeabilizar de acordo com as superfícies. Confira quais são:
Impermeabilização rígida: onde pode ser aplicada
O mercado oferece diversos produtos para impermeabilizar e proteger as superfícies da umidade.
Em geral, quase todos necessitam ser aplicados por profissionais e se dividem em dois tipos de produtos para impermeabilizar.
Para impermeabilizar as edificações que não estão expostas a mudanças de temperatura é utilizada a impermeabilização rígida.
É nessa impermeabilização que estão os produtos que utilizam cimento, que oferecem maior proteção em uma camada espessa.
O sistema rígido para impermeabilizar é aquele que transforma o local aplicado em impermeável.
O impermeabilizante rígido não atua em conjunto com a estrutura, o que não protege locais expostos às temperaturas variadas, baixas e altas. Por isso, esse tipo de sistema para impermeabilizar é preferível apenas para áreas que estão isentas de fissuras ou trincas.
Dessa forma, a impermeabilização rígida deve ser utilizada, apenas em estrutura pequena isostática, áreas com estrutura estável como reservatórios de água enterrados, poço de elevador, piscina enterrada, piso externo e baldrames de fundação.
Impermeabilização flexível: onde pode ser aplicada
A impermeabilização flexível é aquela formada por materiais como polímeros e asfalto.
O sistema flexível para impermeabilizar pode ser utilizado nas construções que estão vulneráveis a trincas e fissuras, como os locais expostos à chuva, umidade e a mudanças de temperatura, por exemplo.
Para aplicar esse tipo de impermeabilização são utilizadas as membranas, que podem ser moldadas na hora, e as mantas, que são pré-fabricadas.
Materiais como manta asfáltica, que é pré-fabricada, possui espessura definida, e necessitam apenas de uma camada para aplicação. Já o sistema para impermeabilizar moldada, como bloco de asfalto, pode ser aplicada quente e as soluções e emulsões aplicadas a frio.
A impermeabilização flexível pode ser empregada em piso frio como de área de serviço, cozinha, e banheiros, galeria de trem, grandes calhas, espelhos d’ água e piscina suspensa, laje pré-moldada, mista ou maciça, cobertura, terraço, varanda e reservatório de água elevado.
A impermeabilização de dois tipos precisa de acompanhamento de um profissional especializado, para identificar o tipo de estrutura, o tipo de sistema para impermeabilizar mais adequado e fazer a aplicação e a manutenção.
É importante também utilizar uma impermeabilização de qualidade, por isso entre os principais fabricantes de matérias impermeabilizantes estão Vedacit, Viapol e Bianco.
Passamos a palavra ao leitor
Compartilhe abaixo nos comentários suas experiências sobre produtos para impermeabilizar ou caso tenha dúvidas apresente-as para solucionarmos juntos o problema.
Desejamos a todos uma boa obra! Mãos a massa!
Vídeo | Tipos de impermeabilizantes na construção civil
Veja também: