Como tirar vazamento de cisterna e fazer impermeabilização?
setembro 6, 2019 - ImpermeabilizaçãoA impermeabilização de cisterna, como por exemplo, tem se mostrado cada vez mais necessária no meio da construção civil.
A técnica, que age protegendo toda a edificação, interna e externamente, é capaz de evitar os danos causados pelos agentes naturais, como a chuva, ventos e as temperaturas altas do sol.
A impermeabilização também evita infiltrações causadas pela água do banho e de lavagem.
Entre os principais danos que as edificações acabam sofrendo são a umidade, bolor, rachaduras e trincas nas paredes, lajes e outras edificações.
Um exemplo é o caso das cisternas, locais que devem ser totalmente preservados, pois funcionam como reservatório de água que é utilizada não apenas para atividades domésticas, como também para alimentação, quando tratadas.
É por isso que a cisterna precisa estar isenta de qualquer agente que possa contaminar a água ou até mesmo causar vazamentos.
É por isso que existe a impermeabilização de cisterna. Veja como fazer:
Cisterna pode ser impermeabilizada? Veja passos para a impermeabilização
A impermeabilização de cisterna é muito comum e necessária hoje em dia. O processo de impermeabilização permitirá, além da durabilidade, a garantia de proteção da cisterna.
Para impermeabilizar a cisterna é preciso primeiro fazer o esgotamento dos reservatórios como um todo. Depois é necessário fazer a remoção do emboço, sejam as paredes, teto ou piso, nos locais que precisam ser reparados.
Agora, depois da identificação, o primeiro passo é fazer o tratamento das fissuras e trincas, para isso é necessário cortar o local e recompor com material novo.
Verifique também nesta etapa as ferragens que estão danificadas, utilizando cromato de zinco.
Em seguida, aplique chapisco na parte superior utilizando argamassa de cimento e areia. Depois escove toda a região desde piso até as paredes.
Em seguida, nivele o piso e as paredes utilizando a argamassa, deixando cada canto arredondado, para que não fiquem aberturas nesses espaços.
Como aplicar o impermeabilizante na cisterna
Depois de completar essa etapa, é a hora da aplicação do impermeabilizante com trincha.
É preciso aplicar primeiro uma mão do produto e esperar secar. Depois de quatro horas, verifique se o impermeabilizante secou completamente e, só então, aplique a segunda camada do produto.
É necessário aguardar mais quatro horas para fazer a aplicação da última camada de impermeabilizante.
Feito isso, o ideal é retirar todos os resquícios que possam ter ficado de produto no prazo de até 72 horas e fazer a higienização de cada reservatório.
Depois de tudo terminado, a cisterna já pode ser cheia novamente para utilização.
A impermeabilização no lado externo também precisa ser completada, pois caso contrário os problemas podem voltar a acontecer na parte interna.
Por isso, recomponha as áreas que se deterioraram na parte exterior da cisterna e faça a aplicação do impermeabilizante adequado para a parte externa.
Depois de oito dias faça a coleta da água para testar a se ela está potável. Lembre-se também de fazer a remoção dos resíduos próximos à cisterna.
O mercado conta com vários produtos para fazer impermeabilização de cisternas, porém entre os mais utilizados estão o Viaplus e o Viapol.
Vídeo | Revestimento para cisterna
Leia também: A melhor tinta impermeabilizante para parede interna [Preço M2]